1/4

FUNDAMENTOS

DOMÍNIOS E SERVIDORES

 

1/4

DOMÍNIOS E SERVIDORES

Compartilhe:

Jan, 2018

 

Olá mundo!

Seja bem-vindo a primeira de quatro partes do nosso tutorial que te ensinará técnicas e estratégias alienígenas para desenvolver um site incrível, em tempo recorde e com o menor gasto possível, para o seu negócio ou para o seu lazer. Duvida né?

Fica por aí que eu te mostro, vai perder o quê?

Prazer, meu nome é Hiero Crepaldi e desenvolvo websites para negócios e para meu lazer. Frequentemente encontro pessoas com vontade de empreender, com boas ideias, com bons produtos, com uma boa equipe, mas sem a menor direção para começar seu próprio negócio online. Isso ocorre por muitos motivos, alguns acreditam que é muito difícil fazer sites outros imaginam ser muito caro.

De toda forma, desenvolvi este tutorial rápido para mostrar que fazer websites não é tão difícil. Entenda uma coisa, seu site a partir de agora deverá ser tratado como um novo setor de sua empresa.

Sendo o seu site um novo setor de seu negócio físico, você não deverá permitir limitações técnicas em sua estratégia. Quando digo limitações, me refiro as funcionalidades de seu site:

  • E-mails profissionais;
  • Gerenciamento de seus usuários;
  • Análise de dados;
  • Alterações visuais;
  • Alterações funcionais.

Você não deve se sujeitar a tais limitações, pois seus maiores concorrentes na internet não possuem limitações.

Entrar para esse jogo de forma despreparada com ferramentas amadoras, definitivamente não é uma boa idéia. Apenas será um desperdício de seu tempo.

Montadores de sites como Wix ou Uol, resolvem o problema do preço, por serem soluções baratas, mas não resolvem o problema de amadorismo, pois o nível de controle da estratégia e o nível de personalização são muito baixos. Aqui desenvolveremos sites para que você tenha o controle total de seu negócio online.

Você pode estar se perguntando, um website é algo realmente tão importante para o meu negócio?

Sim, é extremamente importante.

Veja só, imagine que você tenha em sua página do Facebook 500 curtidas, 800 seguidores no Instagram e 50 seguidores no Twitter. Você pode pensar que por estarem em sua conta, são seus seguidores. Mas não é verdade. Compreenda que este seguidores são do: Facebook, do Instagram e do Twitter. Eles não pertencem a sua empresa, pertencem a rede social onde encontram-se. E podem ser excluídos, bloqueados ou simplismente tornar-se ultrapassado, como o falecido Orkut.

A qualquer momento as redes sociais podem alterar as regras do jogo, mas em seu site não, quem manda é você. Algumas redes sociais te obrigam a pagar para expandir sua audiência, ou seja comunicar-se com seus seguidores. Não acredita? A maior prova disso é que atualmente as principais redes sociais possuem opções de “postagens patrocinadas”.

Mas o que são postagens patrocinadas?

Toda postagem que seu perfil fizer em qualquer rede social, é submetida ao julgamento de uma máquina que decidirá sozinha para quantas pessoas e para quais pessoas aquela postagem deverá ser entregue de forma orgânica, ou seja, sem você precisar pagar (Isso se chama algorítimo. É como a personalidade de um robô). Se você desejar que mais pessoas visualizem sua publicação, você será compelido a pagar por isso. Ou seja, patrocinando ou impulsionando (como o Facebook descreve) a divulgação da publicação.

Caso você só utilize o Facebook ou Instagram para divulgar seu produto/serviço online e não se preocupa com a criação de sua própria audiência online, um audiência fã e consumidora de seu produto, saiba que você possivelmente será um refém de anúncios publicitários e terá uma baixa retenção, para sempre.

Outra desvantagem de utilizar apenas as redes sociais é que, na rede social você compete pela atenção de seu cliente com outros concorrentes semelhantes ou melhores que você. Em seu site, não. É você vs seu cliente, pronto. As redes sociais são parte indispensável da estratégia, mas o foco de tráfego de clientes deve ser sempre seu site.

Precisa de mais motivos para ter seu website? Ok, um dos bons motivos: A criação de uma lista de e-mails com clientes e prospectos.

Por que uma lista de e-mails?

A lista é comprovadamente o método online mais efetivo para “conversar” e se relacionar com seu cliente. Utilizando a lista de e-mails é possível informar-los diariamente sobre novidades em suas redes sociais, promoções, comunicados importantes, fazer convite para eventos, informar atualizações e notícias do blog, entre outras infinitas possibilidades.

A melhor parte da criação de sua lista é que diferente dos likes e seguidores de redes sociais, os e-mails de sua lista pertencem exclusivamente a sua empresa e não ao Facebook ou a outra empresa na qual você não tem controle. É tudo 100% seu.

Você poderá conversar sempre que for preciso, sem precisar pagar por isso, ou quando necessário, pagando uma fração do valor. Conversas diárias significam se aproximar, tornar-se amigo do cliente virtual. Isso sem dúvidas facilitará suas vendas pois pessoas preferem comprar de amigos.

Uma pessoa um dia me ensinou de graça a como desenvolver websites, o que me permitiu criar todos os negócios virtuais que tenho hoje. Infelizmente esta pessoa não fala português, o que dificultaria o aprendizado de muitos BRs.

Por isso, neste tutorial farei o mesmo que foi feito por mim, compartilharei de forma gratuita um conteúdo de qualidade para você. Espero que o dia de hoje te ajude a desenvolver seu primeiro negócio online e que este empreendimento mude sua vida tanto quanto meu primeiro site mudou a minha.

Preparei alguns pontos importantes para leitura. Antes de começarmos o mini curso, por favor, leia com atenção.

Sobre este Curso

  • Antes de comprar qualquer coisa relacionada a sites, leia completamente esta primeira parte do tutorial. Repito, não compre nada até terminar de ler a última linha desta primeira parte, isso lhe economizará dinheiro e muito tempo.
  • Este tutorial é 100% gratuito.
  • Caso tenha receio de iniciar o tutorial por falta de afinidade técnica, não se preocupe, você não precisará de nenhum conhecimento prévio em programação ou construção de sites, é só relaxar e seguir comigo.
  • Alguns dos serviços indicados para a construção do site são gratuitos, outros são pagos, oferecidos por empresas que prestam serviços de hospedagem, domínios e temas (explicarei o que são essas coisas).
  • O foco é colocar seu site incrível no ar, em 2 dias (ou menos) com o menor gasto possível.
  • Caso você tenha qualquer dúvida e precise conversar comigo sobre seu site, entre em contato através dos boxes espalhados no website.

O prazo para concluir o projeto é algo subjetivo pois dependerá de sua dedicação, nível de afinidade tecnológica e velocidade na tomada de decisões em cada etapa. Você pode passar 5 segundos ou 10 horas escolhendo entre um botão vermelho ou azul, vai saber…

Caso você esteja de boas e as decisões referentes ao site dependam exclusivamente de você, conseguiremos acabar em menos de 2 dias.

Uma dica é não se prender a pequenos detalhes, pois eles te atrasam e te afastam de seu objetivo: ter seu site incrível em 2 dias.

Não se preocupe com pequenas coisinhas visuais cara!!! Preocupe-se em fazer sua primeira venda. Esquece aquele cantinho amarelo que você não gostou muito. Cedo ou tarde você aprenderá como personalizar aquilo, mas preocupe-se em vender primeiro. Não se apegue aos pequenos detalhes que ninguém liga.

Este curso gratuito de 4 etapas básicas fora pensado e desenvolvido para ensinar pessoas a criar sites realmente de qualidade. Criar sites é algo simples. É realmente simples, mas não significa que não exigirá seu esforço.

Afinal de contas, se existem pessoas ganhando dinheiro com seus websites, isso é reflexo do esforço e dedicação para fazer tudo funcionar corretamente.

Por que, em minha opinião, este passo a passo é a melhor mágica para construção de sites atualmente no mercado?

  1. Você gastará o mínimo de tempo e dinheiro possível para ter um site totalmente excelente.
  2. Você não precisa saber programar e ainda que saiba como, provavelmente verá que os métodos aqui ensinados são muito mais rápidos que criar intermináveis linhas de código.
  3. Você terá total controle sobre seu website, não ficará na mão nem será refém de seu sobrinho.
  4. Você ao final das 4 partes do curso, será capaz de criar sites profissionais para diversas áreas e quem sabe, revender sua nova habilidade, se desejar.
  5. Você não terá receio em fazer alterações em textos, vídeos ou imagens de seu website.
  6. Você será capaz de monetizar seu site, sem a ajuda de ninguém.
  7. Você terá e-mails profissionais: seunome@nomedasuaempresa.com .

 

INTRODUÇÃO

Nesta primeira parte abordaremos duas coisas essenciais para seu site: Domínios e Hospedagem. Em linhas bem breves, o domínio é o endereço utilizado para chegar até seu site, é como o endereço da sua casa ou da sua empresa. A hospedagem, seguindo a mesma analogia, seria o quarteirão onde a empresa é construída, ou seja, o local onde os dados de seu site estarão armazenados.

Vamos ao que interessa: como construir um site incrível?

 PASSO 1 – SERVIDOR / HOSPEDAGEM

O que é um servidor?

Servidor é o local responsável pelo armazenamento de seus arquivos (como e-mails, fotos e textos) e será também é o lugar onde instalaremos seu site. Os dados ficarão alocados de forma segura para que outras pessoas possam acessar e consumir seu conteúdo 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Este site aqui, assim como qualquer outro que você já tenha acessado, está online graças a um servidor de dados que armazena informações e disponibiliza para visitantes como você.

O servidor também é chamado de hospedagem de dados. São expressões diferentes para a mesma coisa.

Qual Servidor devo Adquirir?

Existem muitas e muitas empresas que vendem serviços de hospedagem para websites, desde empresas gigantescas, até empresas bem pequenas. Aqui estão algumas das mais famosas:

  1. Hostgator Brasil
  2. UolHost
  3. Kinghost
  4. Locaweb
  5. Godaddy
  6. Amazon

Para você, um usuário iniciante, eu aconselho fortemente a empresa Hostgator, por possuírem bons preços e um excelente atendimento ao cliente. Além disso, aqui ensinaremos as configurações específicas para a Hostgator por possuírem um sistema simples com o melhor custo/benefício.

Dentro das opções de hospedagem, existem duas que atenderão seu novo site por um preço baixo. Basta você escolher a que mais gostar.

Opção 1:

Se você estiver aqui para aprender a como fazer um site, apenas para seu negócio, sendo que depois de pronto não desenvolverá mais nenhum outro, para ninguém, e quer gastar a menor quantidade possível de dinheiro, considere comprar uma hospedagem WordPress, bem barata, com pacotes que já vem com 1 domínio de bônus, no plano anual.

Não compre nada ainda, leia até o final, pois explicarei todas as opções e você decidirá qual a melhor para o seu negócio.

Opção 2:

Caso sua opção seja aprender a construir sites para revender, ou caso você tenha interesse em ter vários sites para ganhar dinheiro de origens diferentes, aconselho inicialmente um plano um pouquinho mais robusto que o Plano Blog e por quase o mesmo preço. Como é o caso do Plano M, que encontra-se na seção hospedagem de sites. Importante lembrar que neste pacote não vem incluído nenhum domínio de bônus, mas em compensação ele não limita a quantidade de e-mails e sites.

Note que as duas opções têm preços muito parecidos, mas a primeira delas conta com o máximo de 1 site e no máximo 5 contas de e-mail profissional. A opção do Plano M, apesar de ligeiramente mais cara, não possui estas limitações, o que te permitirá ter mais de 5 sites e bem mais que apenas 5 contas de e-mail profissional.

Eu, em qualquer das situações optaria pela segunda opção (Plano M), pois apesar de um pouco mais cara, possui uma possibilidade maior de personalização, e não conta com muitas limitações, mas faça sua escolha. 

Caso você esteja pensando em adquirir sua hospedagem em outra empresa que não a Hostgator, considere os seguintes pontos antes da compra:

  • Cuidado com as letras miúdas de algumas empresas, pois apesar de possuírem “os melhores preços”, são baratinhos apenas no primeiro mês, depois disso as coisas mudam. Caso venha a contratar empresas pouco conhecidas, leia bem, até as pequenas letras para entender como tudo funciona.
  • A hospedagem é o local que seus dados e de seus clientes ficarão guardados, portanto eu não escolheria um servidor gratuito nem uma empresa pouco conhecida.
  • Caso exista alguma falha no servidor, seu site sairá do ar, algo pouco trágico para um website recente, sem grande volume de vendas. Agora imagine que seu site movimente R$ 5.000,00/dia de receita. Uma semana com o site offline, significa ao menos R$ 35.000,00 de prejuízos no final do mês. Portanto, não brinque com sua hospedagem.
  • Hospedagens de qualidade garantem 99,9% de up time. Isso significa que a empresa garante que nunca, ou quase nunca, deixarão seu site inacessível pois são capazes de manter seus dados praticamente 100% do tempo online. Eu não me lembro nem uma vez, de algum site meu sair do ar, por culpa da Hostgator. (Sempre a culpa era de alguma experiência mal sucedida que eu decidi fazer kkk).
  • Compre uma hospedagem que tenha atendimento 24h dia em português. Ainda que você seja o fera neném do inglês, explicar bugs e problemas técnicos em outras línguas não é tão fácil. E ainda que você seja profissional no inglês, pense que o atendente pode ser um indiano que talvez não compreenda sua demanda.

 

PASSO 2 – ESCOLHER SEU DOMÍNIO

O Que É Domínio?

Domínio é o endereço online de seu empreendimento. Ou seja, é o endereço que será digitado no navegador de internet em direção ao seu site, exemplo: “www.minhaempresa.com”, este conjunto de palavras formam um domínio.

Além disso, o domínio é o local onde iniciaremos a construção de seu site, logo, sem um desses será difícil trabalhar.

Os domínios podem terminar em: .com, .com.br, .net, .vc, .org, .me, .io, entre vários outros tipos de nomenclatura, basta procurar e escolher a melhor para seu empreendimento. Dê preferência para o .com ou .com.br.

Você poderá verificar a disponibilidade do domínio que pretende comprar no site da Hostgator.

A cobrança referente ao uso dos domínios geralmente é anual. Todo ano você deverá renovar sua anuidade caso tenha interesse em continuar utilizando o domínio escolhido. Na hora da compra você também poderá optar por pagar por mais de 1 ano, evitando assim a necessidade de acompanhamento constante.

Caso o pagamento da anuidade não seja realizado dentro da data prevista, a empresa responsável poderá revender seu domínio à outra pessoa, o que impedirá o acesso de forma permanente ao seu domínio (O prazo de revenda de domínios inativos varia entre as empresas, por isso fique de olho).

Onde Compro Meu Domínio?

Existem diversas empresas que vendem serviços de domínio. Eu particularmente escolho e indico também a Hostgator, por ter preços acessíveis e com um excelente serviço de atendimento 24h ao cliente. O pessoal de lá é muito bom de serviço. Desde a compra do meu primeiro produto nesta empresa, até hoje, não tive problemas.

Dica Bônus: Eu, se fosse você, compraria os serviços de hospedagem e domínios na mesma empresa. Isso facilita seu controle de prazos, facilita seu suporte, otimiza seu tempo de aprendizado e significa menos uma senha e login para gravar.

Atendimento 24h com seres humanos faz toda a diferença, seja na madrugada de uma quinta-feira ou na tarde de um domingo, um suporte inteligente é muito bom. De todas as empresas que já consultei, o suporte da Hostgator, da Paypal (Presta serviços de pagamentos online) e da Blizzard (Empresa de Games) são as únicas que possuem um sistema de atendimento impecável.

Como Adquirir Meus Domínios E Hospedagem?

Como a empresa que eu utilizo e indico fortemente é a Hostgator, ensinarei aqui o passo a passo de como proceder para adquirir seus domínios e hospedagem.

Para efetuar a compra de domínios e hospedagem, entre no site da Hostgator e vá até Hospedagem de Sites .

Na página, escolha entre os planos P ou M, de acordo com o número de sites que pretende construir (Estes planos são o suficiente para você). Depois de efetuada a compra, será possível fazer upgrade para qualquer outro plano mais robusto, se desejar.

Escolha qual tipo de contrato deseja fazer, mensal, anual, bienal. Caso escolha planos anuais ou bianuais, o valor terá desconto, mas deverá  ser pago a vista. Eu, quando comprei meu primeiro servidor, adquiri um pacote bienal (por 2 anos). É mais seguro, pois não corro risco de me esquecer de pagar e ter meu site suspenso. Vamos concordar, este valor, por 2 anos de funcionamento, para um ou muitos negócios na internet, é uma pechincha. Shut up and take my money!

Ao clicar em Contrate Agora, você será direcionado ao carrinho de compras, e caso ainda não tenha um domínio, deverá escolher neste momento o nome de seu domínio e quais levará para casa.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-como-comprar-650x462

Na barra inicial, informe o domínio que deseja registrar e qual (is) extensões finais seu domínio terá, ou seja “.com”, “.com.br”, “.net”, “.online”.  Cada final desses é um domínio diferente, portanto compre mais de um apenas se precisar. Caso compre mais de um, será possível encaminhar as visitas de um para o outro.

Levando em conta o que descrito acima, para evoluirmos à próxima fase, você precisará ter ao menos 1 domínio e 1 servidor. Sem os dois, não conseguiremos instalar seu site nem criar seu empreendimento online.

Configurações Na Hospedagem:

Após a liberação de sua compra, você receberá um e-mail que permitirá o acesso a uma plataforma de instalação de softwares chamada CPanel. Mas ainda não será possível iniciar a construção do site, graças a uma coisa chamada DNS.

Não vou entrar em detalhes sobre esta coisa, mas funciona assim, toda a internet do mundo ainda é conectada através de cabos subaquáticos que cruzam os cinco oceanos no planeta terra. Estes cabos correm por todos os países (com acesso a internet) em todos os continentes (Isso não é piada, é verdade, pode pesquisar).

Muitas pessoas pensam que a internet vem do espaço, através de satélites. Isso em 2017/2018, ainda não é realidade, mas dentro de 3 anos provavelmente será. (Segundo a Google, responsável pelo projeto).

Em quanto à internet não vem do espaço, precisaremos esperar algumas horas até que o DNS de seu novo site se propague por todos os cabos do mundo, por terra e por mar.

Quando isso acontecer, geralmente em no máximo 24h após a compensação do pagamento, seu site estará pronto para a instalação de um CMS – Custom Management System, que em termos práticos seria algo como um “emulador” que permite a construção de sites (entraremos em detalhes sobre  CMS na segunda parte deste tutorial).

Caso seu pagamento já tenha compensado ao menos a 24 horas e o DNS esteja liberado, estamos aptos a evoluir para a segunda parte deste tutorial. Lembre-se que a liberação  do DNS poderá ocorrer antes de 24 horas, comigo sempre acontece.

Para acompanhar a liberação do DNS utilizer o site WhatsMyDns.net. Digite o endereço de seu site na barra de buscas e selecione a opção “A”. Você saberá que o domínio foi liberado quando todos os ticks estiverem verdes.

Obrigado por chegar até aqui, espero que esteja gostando. Qualquer dúvida, estou a disposição, fale conosco utilizando os boxes!

Deixe seu like e compartilhe com seus amigos nas redes sociais, o seu apoio é muito importante para nossa equipe!

Um abraço e até a segunda parte.

Compartilhe: