2/4

O QUE É CMS

E COMO ESCOLHER O SEU?

2/4

O QUE É CMS E COMO ESCOLHER O SEU?

Compartilhe:

JAN, 2018

 

Olá, seja bem vindo de volta ao tutorial mais sincero e bonito para criação de sites incríveis na web.

Na primeira parte deste mini curso, falamos um pouco dos conceitos gerais para a criação de seu site, aprendemos sobre domínios, servidores e as motivações que levaram ao desenvolvimento do curso.

Caso não tenha lido a primeira parte, pode ver o que perdeu aqui.

Ok, na atual fase, você já sabe que precisará de duas coisas para continuarmos: ao menos 1 domínio e ao menos 1 servidor.

Nesta segunda parte falaremos sobre três pontos super importantes para sua empresa online:

  • O que é CMS?
  • Como instalar meu CMS?
  • Configurações básicas do Wordpress.

Com o login e senha de acesso ao Hostgator em mãos, vamos para o passo a passo.

 

O que é CMS?

CMS é uma sigla utilizada para categorizar Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System), estes sistemas servem como emuladores de sites e auxiliam na criação, edição, gestão e publicação de conteúdo para internet. Isso poupa muito tempo e muitas linhas de programação o que nos ajudará a desenvolver sites de forma mais rápida.

No mundo existem vários CMSs utilizados para a gestão de conteúdos, mas afinal de contas, qual o melhor? Qual utilizaremos?

Wordpress, é claro.

Wordpress é excelente e aqui vão meus principais motivos para essa escolha, talvez façam você se sentir mais seguro:

  1. É gratuito e sempre será;
  2. Foi feito para profissionais e iniciantes;
  3. É líder disparado de mercado de 2009 até hoje;
  4. Possui infinitos plugins que funcionam como apps em um celular;
  5. É o CMS mais utilizado para construção de websites no mundo, não só por grandes empresas mas também por pequenos negócios;
  6. Possui atualizações frequentes;
  7. É completo.

Clique na imagem abaixo para ver dados atualizados do Google Trends, recolhidos de 2004 a 2018, comparando o Wordpress a alguns CMSs concorrentes.

Então, difícil escolher outro né? Líder absoluto e não é atoa. Wordpress é foda!!

Levando em conta as considerações acima, vamos à instalação do Wordpress em seu servidor.

Para esta tarefa utilizaremos o painel da Hostgator, pois um dia, caso você tenha mais de um plano de hospedagem (ou seja, mais de 1 servidor), poderá utilizar este mesmo painel para controlar todas as contas de um só login.

Abra uma nova aba em seu navegador e digite o site da Hostgator, ou clique aqui para ser redirecionado. Na página inicial do site clique em “Área do Cliente”, conforme destacado na imagem.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-tela-de-login-650x299

Seremos redirecionados à página de login. Utilize seu e-mail e senha cadastrados no momento da compra de seu servidor e domínio. Clique em “Entrar”.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-tela-de-login-2-650x300

Dentro do painel, teremos o plano de hospedagem que você adquiriu e a frente do plano, dois pequenos botões. Tais sejam: cPanel e Webmail. Clique em cPanel, conforme a imagem.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-painel-do-cliente-800x368

Ao clicar em cPanel seremos direcionados para nosso servidor.

UHUuUuL! Tamo dentro vey!! 🙂

Seja muito bem vindo ao SEU servidor, onde ficarão SEUS dados e onde você terá controle COMPLETO de tudo que acontece em seu site. Aqui ficarão alocados todos os e-mails profissionais, todos os websites e todos os dados de seu empreendimento virtual.

Espero que este empreendimento renda excelentes frutos e recompensem seu esforço no aprendizado de uma nova habilidade.

Voltando ao servidor, role a página até localizar a seção SOFTWARE.

Nesta seção teremos alguns módulos para instalação facilitada de programas. O programa que nos interessa aqui é o “Softaculous Apps Installer”, conforme a imagem. Clique na opção e seremos direcionados à próxima página.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-cpanel-3-650x319

Este será o mesmo procedimento que você realizará sempre que precisar instalar um novo site em Wordpress. Portanto, preste atenção ou precisará reler o tutorial, pois apesar de simples são muitos passos.

No menu da direita selecione o campo “Blogs” e em seguida a opção “WordPress”.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-softaculous-502x650

Ao clicar em Wordpress, seremos direcionados para a aba “Resumo”. Clique na aba “Instalar” ou no botão “Install Now”. Conforme demonstrado:

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-softaculous-wp-instalacao-1-800x460

Na primeira seção, “Configuração”, devemos escolher o tipo de protocolo (Explicarei sobre https em um outro tutorial, não se preocupe com isso agora), neste momento, precisaremos apenas escolher as opções SEM O S, ou seja, apenas entre:

  • “http://” ou;
  • “http://www.”

A escolha entre uma das opções acima mudará apenas visualmente como seu endereço aparece no navegador, ou seja, com ou sem o “www”. Eu prefiro a opção sem “www”, mas isso é com você. Em ambas as opções, as pessoas conseguirão chegar ao site sem precisar digitar “www”, como eu disse, esta escolha é puramente estética.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-softaculous-wp-instalacao-2-800x260

Em seguida, no campo “Seleccione Dominio“, escolha o domínio em que o site deverá ser instalado. Caso tenha comprado dois, escolha entre um deles.

Dica: Se escolher “seudominio.com.br” como destino de instalação, seu endereço de e-mail profissional também será “nome@seudominio.com.br”, caso escolha “seudominio.com” seu endereço de e-mail profissional será “nome@seudominio.com”.

Em “Directório”, apague qualquer coisa que esteja escrita. Deixe o campo em branco e vamos para a próxima seção.

Na seção “Site Settings” escreva no campo: “Site Name”,  coloque o nome de seu empreendimento. No campo:“Site Description”, escreva o slogan da empresa, caso tenha algum. Se for uma clínica de dentistas pode ser algo relacionado a especialidade de tratamento, ou no caso de um escritório de advocacia, algo relacionado ao nicho de atuação.

Por exemplo: Pragmatike (Nome) – Sites incríveis! (Slogan)

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-softaculous-wp-instalacao-4-800x483

Agora atenção. Aqui você deverá abrir um bloco de notas, ou um arquivo, ou pegar seu caderninho (caderninho não, por favor), pois devemos guardar a senha em um local seguro para posteriormente entrar em seu site.

Em “Admin Username” crie seu nome de usuário, que será utilizado para entrar no site (Login). Crie um nome que não seja ADMIN ou ADMINISTRADOR, não facilite a vida dos Hackers. Em “Admin Password” clique na chavinha dourada para gerar uma senha forte e segura, não utilize a sua senha secreta de sempre (seunome123).

Em “Admin E-mail” coloque um e-mail pessoal, que você acesse todos os dias e que ninguém mais possui acesso.  Vou repetir, utilize um e-mail pessoal, não use o e-mail da empresa que você trabalha, por favor.

Eu aconselho o uso de Gmail, sempre. Nenhuma outra empresa se compara ao Google em número de integrações para o usuário. Você tem acesso gratuito a infinitas funcionalidades apenas por utilizar um e-mail @gmail.

Guarde estas credenciais, pois todas as vezes que precisar entrar em seu site, será através delas, não as perca em hipótese alguma. Mantenha anotado sempre em ao menos dois lugares, aconselho inclusive manter um backup no Google Drive ou serviços semelhantes. (Pois permite que você acesse de qualquer lugar que possua internet, ainda que tenha esquecido-se a senha.)

Na próxima secção escolha a linguagem de seu site. Por padrão vem escrito “Português”, mas na verdade é o de Portugal. Deverá ser selecionado “Português-BR”, para o nosso idioma.

Após preencher estes dados, devemos rolar a barra lateral para o fim da página e clicar em “Instalar”. Note que alguns temas para websites são oferecidos pela Softaculous. Não utilizaremos estes temas, por serem simples de mais e não oferecerem o nível de personalização que um site incrível merece.

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-softaculous-wp-instalacao-5-800x358

Se tudo seguir conforme o esperado, você verá uma mensagem parecida com essa:

pragmatike-tutorial-siteincrivel-site-incrivel-hostgator-dominios-servidores-softaculous-wp-instalacao-7-800x460

Guarde o Endereço de Administração, este é o endereço que utilizaremos sempre que for necessário alterar ou construir algo no site.

Caso tenha seguido corretamente o tutorial, seu endereço para acesso deverá ser algo como:

“seusite.com/wp-admin” ou “www.seusite.com/wp-admin”.

Se existir algo escrito antes de /wp-admin, que não seja seu domínio, significa que você não apagou a seção “Directório”, conforme instruído anteriormente. Mas sem problemas, este endereço será o suficiente para o login.

Excelente, parabéns por ter chegado até aqui!

Caso o Wordpress tenha sido instalado corretamente e você tenha em mãos as seguintes informações, poderemos continuar:

  1. Seu endereço de administração.
  2. Seu login e e-mail de acesso.
  3. Sua senha de acesso.

Com os 3 pontos ok, espere alguns minutos (30min ou menos) e digite seu endereço de administração na barra do navegador.

Ao fazer isso, utilize suas credenciais de login e senha e entraremos oficialmente em seu site.

 

CONFIGURANDO O WORDPRESS

Aqui, realizaremos algumas configurações básicas antes de começarmos a trabalhar a parte visual e incrível de seu site.

Para iniciar, no menu do Wordpress a esquerda de sua tela, clique em “Configurações”. Depois escolha a opção “Geral”.

Nesta seção, você poderá alterar todas as informações referentes ao título do site, ao slogan, etc…

pragmatike-hiero-crepaldi-hierocrepaldi-cpanel-como-fazer-um-site-incrivel-wordpress-configuracoes-geral-800x595

O que nos importa aqui é conferir se as demais configurações estão conforme a imagem. Portanto escolha:

  • O idioma de sua preferência;
  • O fuso horário onde você esta;
  • O estilo de data que mais te agrada;
  • O formato de hora;
  • Dia de início da semana.

Caso você more no sudeste do Brasil, provavelmente suas configurações serão iguais ou semelhantes as da imagem. Caso contrário, altere conforme seu local. Salve as alterações e vamos para a próxima parte.

Ainda na seção “Configurações”, no menu a esquerda. Escolha a última opção “Links Permanentes”.

Nesta parte, localize a opção “Configurações comuns”. E depois selecione “Nome do post”. Esta opção fará com que sua URL fique visivelmente mais amigável, melhorando significativamente a taxa de cliques para os links de seu site. Clique em salvar e vamos para o próximo passo.

pragmatike-hiero-crepaldi-hierocrepaldi-cpanel-como-fazer-um-site-incrivel-wordpress-permalinks-800x632

Mais a frente explicarei o que são plugins. Agora importa apenas que você compreenda que plugins funcionam em seu site, como os aplicativos funcionam em seu celular. Em resumo, são programinhas que adicionam funcionalidades ao seu site (pop-ups, chats de conversa, botões de compartilhamentos, etc…).

Tal como os aplicativos de seu celular, não devemos adicionar ou manter plugins inúteis, pois diminuirão a velocidade de processamento de seu site. Você provavelmente não precisará de mais de 20 plugins. Caso o seu site tenha um grande fluxo de informações talvez cheguem a 30 ou 35.

Agora mostrarei como desativamos e excluímos plugins inúteis ao seu momento. Digo ao seu momento, pois um plugin que é inútil hoje pode ser necessário amanhã. Um plugin que não esteja sendo utilizado deverá ser desativado ou excluído, para não comprometer o desempenho de seu negócio online.

No menu a esquerda selecione “Plugins” e então “Plugins instalados”, conforme a imagem.

pragmatike-hiero-crepaldi-hierocrepaldi-cpanel-como-fazer-um-site-incrivel-wordpress-plugins-800x513

Repare que existem alguns plugins pré instalados em seu site. Estes plugins são inúteis neste momento, portanto, deverão ser desinstalados.

Para isso, primeiro devemos desativar-los conforme a marcação numerada na imagem. O procedimento é:

  1. Selecione o Box marcado com 1;
  2. Depois abra o selectbox marcado com o 2 e selecione a opção “Desativar”;
  3. Por fim, clique em qualquer um dos “Aplicar”, marcado com 3.

Após desativados, devemos fazer o mesmo procedimento, mas agora selecionaremos a opção “Excluir”.

  1. Selecione o Box marcado com 1;
  2. Depois abra o selectbox marcado com o 2 e selecione a opção “Excluir”;
  3. Por fim, clique em qualquer um dos “Aplicar”, marcado com 3.
pragmatike-hiero-crepaldi-hierocrepaldi-cpanel-como-fazer-um-site-incrivel-wordpress-plugins-2-800x513

Pronto, agora você já sabe como excluir e desativar corretamente seus futuros plugins. Mais a frente falarei sobre como instalar um novo plugin, lembre-se o objetivo desta parte é aprender sobre como instalar seu CMS.

Fim das configurações básicas de seu Wordpress e da segunda parte deste tutorial.

Se tudo estiver certo, estamos aptos para a terceira parte do tutorial, a instalação de seu tema e a construção do seu site incrível.

Se gostou do tutorial, curta e compartilhe e compartilhe de novo e de novo e mais uma vez com outras pessoas e nos ajude no desenvolvimento de novos negócios online.

Obrigado e até a próxima parte!

Veja aqui a terceira parte do tutorial.

Compartilhe: